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A atualização aplicada ao Porsche Taycan acaba de chegar ao Brasil. As novas versões têm mais potência, maior autonomia, aceleração mais vigorosa e carregamento mais rápido, com dinâmica de pilotagem aprimorada. O time de Design da marca aprimorou o desenho e diferenciou mais fortemente os modelos Turbo. Todas as versões do Taycan apresentam uma lista de equipamentos padrão mais extensa e vêm com a última geração do Porsche Driver Experience, com conceito de exibição e controle aprimorados.
Agora serão dez opções disponíveis para o consumidor brasileiro, com destaque para as versões Turbo GT Pacote Weissach, que desenvolve 1.034 cv e ultrapassa os 300 km/h, e a estreia do Cross Turismo Turbo, que cria nova referência de esportividade para uma versão 100% elétrica com dotes aprimorados de espaço interno. A gama de modelos do esportivo com propulsão totalmente elétrica nunca foi tão ampla no nosso mercado: ele traz duas variações de carroceria [Sedan e Cross Turismo], tração traseira ou permanente nas quatro rodas e vários níveis de potência dos motores Porsche E-Performance, que podem variar de 408 cv a 1.034 cv - ou 1.108 cv no Attack Mode.
Todos os modelos aceleram mais rápido do que seus predecessores. Dois exemplos de ambas as extremidades do portfólio: como sedans esportivos, o Taycan e o Taycan Turbo S atingem os 100 km/h a partir do zero em apenas 4,8 e 2,4 segundos, respectivamente. Isso os torna 0,6 e 0,4 segundos mais rápidos do que as versões anteriores.
A performance aprimorada na aceleração é resultado de uma entrega maior de potência. Por exemplo, o Taycan base entrega 81 cv a mais do que antes. No Taycan Turbo S, são mais 190 cv com o Launch Control. Isso aumenta a produção do sistema do modelo topo para 952 cv.
No Taycan Turbo S, por exemplo, a autonomia no critério do Inmetro foi aumentada para até 425 km, um ganho de 147 km ou 53%. O Taycan atualizado não apenas exige menos paradas de carga em viagens longas do que seu antecessor, mas também recarrega mais rápido: em estações de carga de DC de 800 volts, por exemplo, pode ser carregado com até 320 kW - isso é 50 kW a mais do que antes. A janela de carga rápida da nova bateria de desempenho foi significativamente expandida. Isso significa que capacidades de carga superiores a 300 kW podem ser mantidas por até cinco minutos, e capacidades de carga muito altas podem ser alcançadas mais rapidamente, mesmo em baixas temperaturas.
Considerando algumas variáveis, isso pode reduzir pela metade o tempo necessário para ir de 10% a 80% de carga em comparação com o carro anterior. No Taycan de primeira geração, o tempo de carga de 10% a 80% a 15 ºC é de 37 minutos. Sob as mesmas condições, o Taycan atualizado leva apenas 18 minutos, apesar de sua capacidade de bateria maior. A Performance Battery Plus agora tem uma capacidade bruta de 105 kWh, contra 93 kWh da versão anterior.
A melhoria simultânea de desempenho e eficiência se deveu a diversos fatores, mas um dos destaques certamente aparece no trem de força equipado com um novo motor de eixo traseiro. Ele dispõe de até 109 cv a mais de potência do que seu antecessor em todos os modelos. Um inversor de pulso modificado com software otimizado, baterias mais potentes, gerenciamento térmico revisado, uma bomba de calor de última geração e uma estratégia de recuperação e tração integral modificada são os outros ingredientes que explicam a maior performance.
A capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração em altas velocidades aumentou em mais de 30%, de 290 kW para até 400 kW. Todas as variantes agora vêm de série com rodas aerodinamicamente otimizadas e pneus de baixa resistência ao rolamento, com novas rodas de 21 polegadas.
Com novo estilo frontal e traseiro [faróis e lanternas traseiras são inéditos], os designers da Porsche aprimoraram o design limpo e purista do Taycan. Os novos paralamas dianteiros e os faróis mais planos dão mais ênfase à largura do sedã. Os novos faróis apresentam tecnologia de matriz HD de alta resolução com ótica detalhada e agora exibem os gráficos característicos de quatro pontos da marca à noite. O logotipo da Porsche na faixa de luz traseira apresenta um design tridimensional, com aparência de vidro. Uma versão iluminada disso está disponível pela primeira vez, apresentando animações de boas-vindas/saída.
Entre outros recursos notáveis, a cor de destaque Turbonite destaca os modelos Turbo e Turbo S de maneira mais distintiva em relação às outras versões, tanto no exterior quanto no interior.
Todos os modelos dotados de tração permanente podem ser equipados com a nova suspensão Porsche Active Ride - a suspensão a ar é item de série.
Este sistema opcional supera outros conceitos de suspensão em todos os parâmetros e oferece uma performance sem precedentes em favor do conforto e da dinâmica de direção. Equipado com amortecedores ativos com tecnologia de dois estágios, cada um conectado a uma bomba hidráulica operada eletricamente com tensão de 400V, o conjunto gera um fluxo de volume no amortecedor conforme a demanda e, portanto, pode construir forças entre a carroceria e as rodas de maneira rápida, altamente precisa e direcionada, que contrariam e quase compensam completamente as forças resultantes dos impactos contra o piso. Um sistema de suspensão a ar, com uma única câmera para economia de peso, complementa essa tecnologia.
O chassi mantém a carroceria plana, mesmo durante manobras dinâmicas de frenagem, direção e aceleração. Com uma condução suave, o sistema absorve quase completamente as irregularidades. Em situações de direção mais esportiva, o sistema de suspensão ativa Porsche Active Ride garante uma conexão perfeita com a estrada graças a uma distribuição equilibrada das cargas nas rodas.
Se o modo correspondente estiver ativado, a suspensão pode compensar de forma contundente as tendências de rolagem e mergulho para reduzir as forças de aceleração atuando nos ocupantes. Ele abaixa a frente ao acelerar e a traseira ao desacelerar. Quando estacionado, o sistema de suspensão ativa Porsche levanta a carroceria para uma altura confortável de entrada ou saída.
O cluster de instrumentos, o display central e o display opcional do passageiro apresentam uma interface de usuário otimizada com funções adicionais. O seletor de modo no volante agora vem como padrão. Para os modelos Taycan equipados com o pacote Sport Chrono e a Performance Battery Plus, há uma tecla especial push-to-pass no seletor de modo.
Usando a nova alavanca de controle à esquerda atrás do volante, o controle dos sistemas de assistência ao motorista é mais intuitivo. O Apple CarPlay foi mais profundamente integrado aos displays e funções do veículo.
A nova família Taycan, que é MY25, será composta pelas seguintes versões, com as respectivas autonomias já pertencentes ao padrão de medições do Inmetro:
Taycan - potência de 300 kW/408 cv [ou 320 kW/420 cv com Pacote Performance Battery Plus], 410 Nm de torque máximo [ou 420 Nm], autonomia de 393 km, 0 a 100 km/h em 4s8 e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 820.000.
Taycan 4 - potência de 300 kW/408 cv, 585 Nm de torque máximo, e autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4s6 e 230 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 850.000.
Taycan 4S - potência de 440 kW/598 cv, 710 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3s7 e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 875.000.
Taycan GTS - potência de 515 kW/700 cv, 790 Nm de torque máximo, autonomia de 428 km, 0 a 100 km/h em 3s3 e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.010.000.
Taycan Turbo - potência de 650 kW/884 cv, 890 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2s7 e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.175.000.
Taycan Turbo S - potência de 700 kW/952 cv, 1.110 Nm de torque máximo, autonomia de 425 km, 0 a 100 km/h em 2s4 e 260 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.435.000.
Taycan Turbo GT Pacote Weissach - potência de 760 kW/1.034 cv, 1.240 Nm de torque máximo, autonomia de 442 km, 0 a 100 km/h em 2s2 e 305 km/h de máxima. Preço: R$ 1.535.000.
Taycan 4 Cross Turismo - potência de 320 kW/435 cv, 610 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 4s7 e 220 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 920.000.
Taycan 4S Cross Turismo - potência de 440 kW/598 cv, 710 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 3s8 e 240 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 935.000.
Taycan Turbo Cross Turismo - potência de 650 kW/884 cv, 890 Nm de torque máximo, autonomia de 415 km, 0 a 100 km/h em 2s8 e 250 km/h de velocidade máxima. Preço: R$ 1.225.000.
Dotado de um trem de força que entrega 1.034 cv com a utilização do overboost com o controle de largada, o novo Taycan Turbo GT Pacote Weissach é o mais potente Porsche já produzido em série na história. O torque máximo é de 1.240 Nm. Combinado ao sistema de tração permanente nas quatro rodas, o Taycan Turbo GT equipado com o pacote Weissach precisa de apenas 2,2 segundos para o sprint de zero a 100 km/h. O modelo conta com a nova funcionalidade Attack Mode, importada da Fórmula E, que adiciona até 163 cv de potência ao conjunto por 10 segundos.
Esse acréscimo instantâneo de potência é baseado na função push-to-pass dos outros modelos Taycan. O sistema é otimizado para condução em pista e funciona de maneira semelhante aos carros de corrida 99X que a Porsche utiliza no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA. O impulso é indicado por um cronômetro de contagem regressiva no painel de instrumentos e é apresentado dinamicamente com anéis animados no velocímetro.
Comparado à função push-to-pass nos outros modelos Taycan, o Attack Mode oferece 68 cv a mais de potência e é operado e disponibilizado de maneiras diferentes: como alternativa ao acionamento da tecla no centro do seletor de modos de condução, o Attack Mode também pode ser ativado e desativado através da borboleta à direita. Isso torna a função mais fácil de usar na pista.
Em situações de pilotagem esportiva, a suspensão Porsche Active Ride do Turbo GT Pacote Weissach garante uma conexão quase perfeita com a estrada graças à distribuição equilibrada das cargas nas rodas. Além disso, o pacote inclui pneus de alto desempenho. Eles estão montados em rodas forjadas de liga leve de 21 polegadas. As exclusivas rodas Turbo GT têm raios usinados em relevo, o que economiza peso e, ao mesmo tempo, ventila efetivamente os freios.
O Taycan Turbo GT vem de fábrica com freios cerâmicos. Baseado no Porsche Ceramic Composite Brake [PCCB], o sistema de freios foi otimizado do ponto de vista do peso. Mudanças no design na câmara do disco de freio e no alojamento da pinça de freio economizam mais de dois quilos. Isso tem um efeito positivo tanto na dinâmica de condução quanto no desempenho: a redução das massas não suspensas e rotativas aprimora o desempenho. As pinças de freio são pintadas exclusivamente em dourado.
Medidas adicionais de aerodinâmica incluem elementos defletores de ar na parte inferior do veículo e um novo difusor dianteiro. Na traseira, o modelo com o pacote Weissach apresenta uma asa traseira fixa em acabamento de fibra de carbono com suportes de asa fixados à carroceria. O downforce total aqui é de até 220 kg. O logotipo do pacote Weissach aparece em ambos os lados da asa traseira.
Eliminar todos os itens desnecessários para performance em pista reduziu aproximadamente mais 75 kg em comparação com o Taycan Turbo GT sem o pacote Weissach. Em vez do sistema de bancos traseiros usual, há um revestimento de fibra de carbono leve e feito sob medida com um compartimento de armazenamento atrás dos encostos de banco para o motorista e passageiro dianteiro. O relógio analógico do pacote Sport Chrono, que normalmente está presente no painel de instrumentos, também é dispensado, assim como os tapetes dos pés e do porta-malas, e é usado menos material de isolamento. O Taycan Turbo GT com pacote Weissach só tem uma porta de carregamento no lado do passageiro, que é operada manualmente em vez de eletricamente. Vidro especial isolante de som e calor e o pacote de som Plus também economizam peso. Este último dispensa os alto-falantes traseiros e substitui o sistema de som BOSE Surround.
O pacote interior GT com características Race-Tex em preto é item de série. No lado do passageiro, há um distintivo com o logotipo do pacote Weissach. Os pacotes internos em Azul Volt e Prata GT também estão disponíveis para o Taycan Turbo GT com pacote Weissach. Costuras contrastantes na cor respectiva complementam a gama de recursos.
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