Financiamento de Carros
Compartilhe:
CDC
O Crédito Direto ao Consumidor é uma operação de financiamento para aquisição de veículos destinada a pessoas físicas e jurídicas.
Características
Até 60 meses para pagar com parcelas fixas e vencimento à escolha do contratante.
Incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
Financiamento de 100% do valor do veículo.
Possibilidade de financiar veículos com até 10 anos de fabricação.
Possibilidade de quitação prévia, com redução proporcional dos juros das parcelas adiantadas.
Utilização do bem antes mesmo do pagamento da primeira parcela.
Vantagens
Contratante paga o bem à vista e depois financia a dívida diretamente com a instituição financeira.
Permite tanto a quitação antes do fim do contrato quanto a antecipação de parcelas, sempre com desconto de juros.
O veículo já é adquirido no nome do proprietário. Assim que começa o financiamento, você já tem o bem em seu nome.
Desvantagem
O valor do bem acaba ficando mais caro, pois, em função do risco, os juros do CDC são mais altos. Também por isso, o contratante tem de apresentar mais garantias de crédito.
Leasing
Operação de arrendamento financeiro. O bem adquirido pela arrendadora, de acordo com especificação do contratante, que o arrenda por prazo e pagamentos previamente definidos. O bem permanece sob propriedade da arrendadora durante o contrato.
Características
Arrendamento de até 100% do carro, mediante aprovação de crédito.
De 24 até 60 meses para pagar com parcelas fixas e vencimento à escolha do contratante.
Não há incidência de IOF.
Possibilidade de arrendar veículos com até 10 anos de fabricação.
Vantagem
A principal vantagem do leasing para as empresas, além do prazo de pagamento, é que a modalidade permite deduções no Imposto de Renda.
Desvantagem
O contratante fica amarrado por, no mínimo, 24 meses, porque não pode antecipar o pagamento das últimas parcelas. Se puder pagar antes, tem de fazer a quitação do contrato, com desconto de juros.
Dicas
Prefira o CDC. O carro já fica em seu nome, a sua dívida passa a ser com o banco e, se quiser, você pode antecipar parcelas.
Sempre opte por um valor de parcela que você conseguirá arcar. Essa parcela normalmente corresponde a uma quantia entre um terço e um quarto dos seus rendimentos. Pagar mais do que isso, pode ser arriscado.
Se o valor correspondente a um quarto de seu rendimento mensal permitir quitar o seu carro em até um ano, não pense duas vezes. Financiamentos longos só são vantajosos se você realmente não tiver condições financeiras de quitar a dívida antes.
Durante todo o período do financiamento você estará pagando uma parcela correspondente à de um carro 0 km. Ou seja, em um financiamento de 60 meses, quando você quitar a última parcela de um carro novo, o seu já terá cinco anos de vida, e, consequentemente, um valor de mercado correspondente a cinco anos.
Se você não tiver pressa ou necessidade de ter o seu carro 0 km, prefira o consórcio, que é uma espécie de poupança. A parcela é mais baixa e você não sofre retaliações financeiras caso não consiga pagar as prestações em dia.
Tente oferecer uma entrada gorda, que pode ser obtidacom a venda do seu carro usado. Faz muita diferença dar uma entrada generosa tanto para reduzir o valor quanto a quantidade de parcelas.
O leasing pode ser a única alternativa caso você tenha dificuldade de conseguir crédito no CDC
Saiba também como funciona a aquisição de carros através do Consórcio.
Indique esta página para seus amigos:
|
|