Página Principal > Opinião do Dono > Suzuki JIMNY  Compartilhe:

Suzuki JIMNY   Você tem um JIMNY?

Anúncios de JIMNY
  Avaliação do JIMNY
  Notícias do JIMNY
  Fotos do JIMNY
  Concessionárias Suzuki
  Vender JIMNY

"Excelente jipe plenamente aceitável no uso diário"
Suzuki Jimny 1.3 2008/2009
Felipe - Natal RN
Carro anterior: Peugeot 207

Prós:
O carro é um excelente 4x4 para quem precisa tê-lo como único veículo. Na cidade, é econômico 11km/l com pneus originais 205mm. 10km/l com pneus BFGoodrich 215mm, leve, ágil, cabe em qualquer vaga tem rendimento excelente no trânsito. No offroad, reduzido, o carro vira outro. Não falta força, sobe tudo, passa por lama pesada, sacode e vai embora. Por ser leve, bebe pouco e faz o motor render bem, especialmente acima dos 3000rpm motor com comando variável, foi feito para girar alto. Na faixa dos 4500rpm o motor mostra seu lado agressivo. Suspensão, apesar de balançar bastante por causa dos eixos rígidos, durabilíssimos, aguenta qualquer coisa. A manutenção é outro ponto forte do carro, simplesmente não quebra. Pelas caras na concessionária, mas muito baratas no mercado alternativo alternativa 4x4, suzucar, etc.. Design pouco mudou desde os anos 90, mas o carro tem estilo, personalidade. Interior, apesar de simples, é confortável. Excelente dirigibilidade e posição de dirigir.

Contras:
Não chega a ser defeito, mas característica do carro/jipe: o carro balança bastante. O centro de gravidade alto e a suspensão de eixos rígidos torna ele pouco estável para altas velocidades. O uso rodoviário deve ser cauteloso não recomendo para quem vive em estrada. Pela má aerodinâmica, a velocidade de cruzeiro fica na faixa dos 90-110km/h, ainda menos em aclives. A mala deve ser considerada um porta-objetos, e o espaço interior é parco, não recomendo o carro para famílias 2 adultos andam bem. Atrás, somente crianças cabem com facilidade, e ainda assim com pouco conforto, sentadas logo acima do eixo traseiro. A trava da porta tem o acesso chato, a porta é longa e é preciso um contorcionismo para alcançá-la podia ter um botão no painel. O meu, 2009, possui muito barulho plástico em ruas má pavimentadas o interior é basicamente plástico. Já andei em modelos 2014 e não apresentam ruídos ainda. O som interno é fraco. Tanque com autonomia pequena 40L dos quais 5L da reserva.

Precisei trocar a base da redução uma barra de alumínio que partiu em um salto que dei em uma duna e caí engatado. Me custou R$ 180,00 na concessionária voltei dirigindo pela estrada para casa sem complicações. Nada mais. A mecânica do carro é confiabilíssima e seu projeto consagrado por décadas de uso offroad severo pelo mundo. Não é à toa que não houve grandes mudanças dos anos 90 para cá. O carro exige trocas de óleo, pastilhas de freio, bateria, filtro de ar e só. Comando por corrente é muito superior à baixa durabilidade das correias. Caixa de direção por esferas recirculantes é inquebrável a pequena folga no volante no final de curso é característica de tal mecanismo. Filtro de combustível dentro do tanque exige troca somente aos 100.000km. Velas de irídio de fábrica pedem troca somente aos 60.000km. Diferenciais duram uma vida desde que se verifique sempre o óleo após alagados.

Excelente custo x benefício. Comprei o meu com quase 5 anos de uso em perfeito estado e vendi o carro impecável como peguei. Manutenção básica feita de 6 em 6 meses e só. É um ótimo carro para quem SABE o que quer, um jipinho para o dia a dia e para passeios ou trilhas no final de semana. O lema do carro é LAVOU, TÁ NOVO, pode brincar à vontade no final de semana, lavar na segunda e ir pro trabalho sem se preocupar. Há de se ter cuidado na compra pela paixão despertada pelos comerciais e por causa do apelo esportivo visualmente do carro. Não adianta esperar conforto de carro de passeio, desempenho de carro diesel ou espaço de sedan. O carro é simples, honesto, vai bem na cidade, vai bem em duna, lama erosão, passeios, expedições e estradas com as ressalvas apontadas há pouco. O seguro circula por volta dos 2.000 a 2.500 pelo que vi com amigos.
11/06/2015 16:05:00
"É Jipe, não é carro"
Suzuki Jimny 4Sport 1.3 2014/2015
Gustavo - Curitiba PR
Carro anterior: Mitsubishi Pajero TR4

Prós:
- o novo 4sport 2015 ficou bem estiloso, modelo agressivo...- veículo leve, pequeno, fácil de manobrar- sistema de tração bom, em subidas íngremes a reduzida funciona muito bem

Contras:
Considerando que eu sai da TR4 para um Jimny Tr é mais carro, mas é mais carro e mais off road.- tirado Zero com menos de 2mil km apareceram vários barulhos internos, que até agora não consegui resolver janelas trepidam se semi-abertas, barulho irritante na região na máquina dos cintos de segurança- tive problema na porta do porta malas no primeiro mes que baixou e começou a enroscar no parachoque - consertado pela concessionaria.- estou com o pneu MTR que tem alto consumo não faz mais que 8,5 km na cidade- como disse no titulo, é um jipe, então não tem porta-malas, e os 2 passageiros de trás os bancos não são muito confortaveis, meio baixo- não tem BLOQUEIO DE DIFERENCIAL como a TR4 tem, que faz muita diferença em certas situações- em subidas íngremes off road coma TR4 eu subia somente traçada, sem reduzida/bloqueio, com 5 pessoas dentro, o Jimny não subiu a mesma subida só com 2 pessoas, tive que acionar a reduzida - isso é por conta da dif de torque/potencia.

- muitos ruidos internos para um carro tirado zero acho que a Suzuki deveria repensar sua montagem interna- espaço interno mínimo- o rádio desse modelo que voce paga quase 70mil reais não tem nem um simples relogio- perde balanceamento / alinhamento fácil mas isso acho que é comum de 4x4 e caminhonetes a TR tbem perdia- tanque com capacidade muito baixa 40l, 10 l a mais seria o ideal.- o modelo novo tem o suporte do estepe fixado na lataria, diferente dos antigos que era fixado na estrutura da porta do porta-malas- logo que comprei um barulho que ainda nao identifiquei o que é - vou ver na revisao - quando arranca o carro em subidas, parece algo enroscando embaixo do carro- engates das marchas muito ruim, cambio muito seco, em muitos engates de 1ª ou de ré não engata, tem que fazer segunda tentativa.

Bom carro para quem está querendo um fora de estrada, mas ciente do restrito espaço interno.Podiam incorporar algumas tecnologias embarcadas, considerando que o mais simples modelo custa no minimo 65mil, não é um carro de 30 40 mil.Para quem quer usar como único carro, para off road, viagem, urbano, e se tem familia com no minimo 3 pessoas repense a compra, pois a questao de 2 portas é um ponto quando se tem familia.Sai da TR4 pelo unico motivo de consumir mais fazia 6,5 na cidade - cambio manual, mas como peguei o 4 sport com pneu MUD me ferrei e a diferença de consumo não foi sensivel, comparando-se os demais beneficios/confortos da TR4, mas pena que saiu de linha agora em 2015.
29/05/2015 15:09:00
"Não é carro"
Suzuki Jimny 4All 1.3 2013/2013
João - São Paulo SP
Carro anterior: Renault Clio

Prós:
1º NÃO É FLEX2º NÃO É CARRO3º NÃO É VISADO PARA ROUBO4º É ECONÔMICO4º É PRÁTICO5º É VALENTE6º É ROBUSTO7º CHEGA EM QUALQUER LUGAR8º DESIGN CLÁSSICO9º NÃO É BARATO, É PARA POUCOS10º ESPAÇO PERFEITO11º NÃO É ADVENTURE, CROSS, ECO OU QUALQUER PORCARIA DO TIPO

Contras:
A INVEJA ALHEIA

NENHUM

Depois de dirigir 1 na Costa Rica, demorei 5 anos para comprar este carro. Valeu muito a pena, quem trabalha consegue.
22/05/2015 14:41:00
"Excelente opção de Jipe"
Suzuki Jimny 4All 1.3 2014/2015
Tiago - São Paulo SP
Carro anterior: Chevrolet Vectra

Prós:
É um jipinho com bom custo de benefício. Como muitos já disseram, o carro é um jipe e tem que ser analisado nesse contexto. Há jipes melhores? Pode ser, mas não nesse preço. Estou me divertindo bastante, já fui em vários lugares que o Jimny passou de boa. Acho confortável, legal de dirigir e vai muito bem na terra. Pra quem acha que o porta malas é pequeno tem que ver que é carro pra 2. Pra mim coube tudo que precisei até agora. O desempenho na pista não é lá essas coisas, mas o carro foi projetado pra terra. Em resumo estou satisfeito e acho que considerando a proposta do carro de ser um off-road, o conjunto como um todo tá bem honesto.

Contras:
Talvez uns HPs a mais seria legal para ter um pouco mais te potência na pista, mas lembrando novamente que no off-road vai super bem. De fato o carro tem alguns barulhos, mas nada que seja intolerável. O preço da revisão não é muito barato, mas também não se trata de um carro popular de passeio.

Nada relevante.

Gostei bastante do jipinho. Quem quiser comprar tem que pensar que o uso é na terra e para duas pessoas. Quem quiser andar na cidade e tem familia para transportar melhor comprar outro carro. Já quem quer se divertir fazendo trilhas por aí e não tem $$$ para comprar um troller ou land rover o Jimny é uma excelente opção.
14/05/2015 10:52:00
"Sem frescuras pois é um Jipe!"
Suzuki Jimny 4All 1.3 2014/2014
Eduardo - São Paulo SP
Carro anterior: Subaru Forester

Prós:
Forte, entra em qualquer buraco. Não deixa a desejar para nenhum outro Jipe. Além disso é confortável para seu seguimento. Me adaptei com o espaço interno.Viajo com minha esposa e meu filho de 8 anos na boa. Rebato o banco do lado. Carrego um caiaque de 4 metros em cima do jipe. Subidas, sim, perde potencia. Só entrar na subida com giro de mais de 3000 rpm que ele vai bem. Motor muito bom. Viagem de cruzeiro 100 a 120 km/h tranquilo. Para proprietários que reclamam da vibração no volante, tem um ajuste na caixa de direção que a própria Suzuki faz na faixa, reduz esta vibração por total, mais deixa o volante um pouco mais pesado nas manobras. Tive este problema de vibração, quando retirei o jipe e depois pedi para fazer o ajuste. Nunca mais vibrou. Alinhamento perfeito. Bom na cidade como SP, tanto para se enfiar em pequenos espaços, também para andar na buraqueira da cidade. Pula um pouco mais vc acostuma. É UM JIPE!!!!!!!!!! Consumo na cidade 9,5 a 10km/L, estrada 11 a 12km/L. Ok.

Contras:
O Ponto negativo é a qualidade do acabamento do painel e montagem. Acho legal o desenho do painel inteiro, mas meu jipe venho com problemas de montagem. O plástico usado é muito fraco. Esta com vários barulhos que eu estou eliminando aos pouco, pois a autorizada nem se aprofundou muito no problema. Janela trepida quando semi aberta. Problema crônico de todos jimnys. JÁ AVISEI A FÁBRICA! Sei que é um Jipe, não dá para exigir muito, mas um veículo com menos de um ano, não deveria ter estes barulhos chatos e problemas de montagem. A revisão dos 20000km esta chegando, vou ficar em cima dos técnicos para sanar estes barulhos. Afinal a revisão não é barata.

Problemas de montagem e de acabamento. Suspeitei que depois que o Jimny começou a ser montado aqui no Brasil, ia cair a qualidade na montagem. Comprovei isso com o meu. A autorizada reconheceu os problemas e arrumou boa parte deles, coisas simples. Na próxima revisão ficarei em cima para terminarem o que não ficou bom ainda.

Tirando estes probleminhas de acabamento que eu fui sorteado, o jipe é muito bom. Já fui em lugares incríveis com ele. Para quem não tem pressa, não precisa de muito espaço e curte uma terra nos finais de semana, vale a pena ter um. O Jipinho é meu carro do dia, dia, rodo com ele na cidade e vou com ele a qualquer lugar... Me divirto!
27/04/2015 22:37:00