Página Principal > Opinião do Dono > Ford FIESTA ANTIGO  Compartilhe:

Ford FIESTA ANTIGO   Você tem um FIESTA?

Versão    Ano    Dono há pelo menos

Anúncios de FIESTA
  Avaliação do FIESTA
  Notícias do FIESTA
  Fotos do FIESTA
  Vídeos do FIESTA
  Concessionárias Ford
  Vender FIESTA

"CARRO FORTE, ECONÔMICO E DURÁVEL !"
Ford Fiesta antigo GLX 1.6 2000/2000
Emerson - São Paulo SP
Carro anterior: Volkswagen Santana
Prós:
Sou mecânico de profissão há 26 anos, com ampla experiência em carros carburadores antigos motores AP e novos motores injeção eletrônica e confesso que SEMPRE fui consumidor de carros volkswagen gol, parati, santana. Ao mexer na minha oficina em um carro Fiesta 1.6, fiquei maravilhado com motor Zetec Rocam, pois ABSOLUTAMENTE TUDO é melhor que os concorrentes compactos, desde a qualidade das peças até durabilidade. É por isso que as peças da FORD geralmente são mais caras comparadas com peças da volkswagen e chevrolet, nem vou citar Fiat aqui, pois quase tudo é descartável no motor e não dura nada.Pesquisando bastante por 5 meses, consegui comprar um Fiesta GLX com motor 1.6 completo ano 2000. O carrinho é um foguete e SUPER ECONÔMICO. Compensa MIL vezes ter calma e procurar GLX 1.6 ao contrário do 1.0 GL. Porém quem tem GLX, geralmente fica por muitos anos e não quer vender. Esse motor Zetec 1.6 aguenta rodar tranquilamente mais de 300.000 Km, fazendo apenas a manutenção.

Contras:
O ponto negativo é o forro das portas, realmente é um erro de projeto da Ford ao invês de ter costurado o tecido na moldura, a montadora p/ reduzir custos em bobagem, preferiu colar nas portas. Quase 90 dos Fiestas usados tem foro das portas soltando, mas não desanime, leve no tapeceiro, pois isso é o de menos.Outro detalhe importante, opte de preferência pelo Fiesta 1.6 GLX sem Direção Hidráulica, pois de tempos em tempos sempre dá manutenção. E a direção dos carros da Ford em geral são bastante leves, sem direção será menos custos e quase nem vai mudar a sensação ao dirigir. Já tive dois Fiestas com direção e sem direção, comprei um GLX COMPLETÃO, menos direção hidráulica e foi uma maravilha.

Somente os forros das portas se soltaram, realmente é uma porcaria o foro das portas nesse modelo. Tanto que a Ford no Fiesta apartir de 2003 modificou p/ revestimento de plástico em toda porta e não mais forro colado com nos fiestas antigos como o meu.

O carro passa bastante confiança ao dirigir em curvas e em viagens longas. O motor 1.6 no meu caso por exemplo é uma ESPETACULAR, levando em conta q é o mesmo motor do último escort zetec rocam. Esse motor no Fiesta que é bem mais leve, ficou ÓTIMO. A sensação é estar dirigindo um carro 1.8. E não é gastão, acreditem!!!Já peguei clientes com o motor original sem retifica com 300.000 Km rodados, nem motor AP vi isso. A corrente de comando ajudou e muito na durabilidade do motor. Tanto que as montadoras nem fazem carros geralmente com corrente de comando pq SAI MUITO MAIS CARRO NO CUSTO DE PROJETO E FABRICAÇÃO e as nós temos q comprar os veículos porcarias c/ corrente dentada mesmo.De preferência não compre a versão pelada GL, Class e por ai vai. Comprem o GLX ou Sport, pois é FÁCIL VENDER e não vai passar raiva por anos.Dificilmente um GLX Completo e bem cuidado o dono irá querer vender, mas se conseguir COMPRE e não vai se arrepender!!!
13/4/2014 04:59:00
"O melhor carro da categoria"
Ford Fiesta antigo GL 1.0 2001/2001
Cleiton - Pelotas RS
Carro anterior: Primeiro carro
Prós:
Foi meu primeiro carro, comprei de forma desconfiada de uma garagem e sem pestanejar o levei em um mecânico e fiz uma básica pesquisa no google.Me surpreendi com o diagnóstico do meu mecânico me informando de que o carro estava impecável tanto de motor, suspensão e acabamento interno precisando apenas fazer as trocas de praxe, trocar óleo, filtros de óleo, ar e de combustível pois de resto o carro estava em ótimo estado inclusive os cabos e velas.Excelente primeiro carro nunca me deixando na mão, consumo extremamente baixo e de fácil manutenção.Me agradei tanto do carro, que de forma dolorida vendi ele e acabei de fechar negócio com outro Fiesta 2003 GL 4 portas, só que mais completo.

Contras:
Nas peças de manutenção a Ford dá uma vacilada pois os preços das peças são um pouco mais elevadas do que a maioria dos populares 1.0.Tive também uma dor de cabeça com o setor de direção do carro, pois é sem delongas, começou a bater tem que trocar, e a peça não é barata.

Como dito, o setor de direção tive que trocar, a bobina dos cabos de vela logo que fiz a compra porque o ex-dono lavou o motor sem proteger essa parte da elétrica e o catalizador pela bela merda da nossa gasolina aos 100.000 km, porque de resto é desgaste normal mesmo.

Como vocês podem constatar, sou apaixonado pelo carro e tomara que agora o meu novo Fiesta, continue essa grata satisfação em tê-lo. Recomendo a quem tem a intenção de comprá-lo, excelente primeiro carro.
26/3/2014 10:04:00
"Ágil e econômico"
Ford Fiesta antigo GL 1.0 2000/2001
Rafael - São Paulo SP
Carro anterior: Ford Ka
Prós:
Excelente consumo, desempenho bem satisfatório, o carro praticamente não dá manutenção corretiva, boa posição de dirigir, seguro barato pois não é visado por vagabundos, e não existe correia dentada e sim corrente de comando, sem necessidade de troca.

Contras:
Barulhos internos como qualquer carro popular, baixa valorização em comparação a outras marcas.

Comprei com 85.700 KM com 92.000 estragou o sensor de velocidade, que me custou 9,00 na FordBobina com 94.000 KM, provavelmente por uma má manutenção preventiva as velas ainda eram originaisCarcaça da válvula termostática com 101.000Bomba dágua com 120.000 KM, que começou a fazer barulhoE outros itens normais de desgaste como amortecedores, lona de freio, pneus e etç..

É um excelente carro, faz 13,5 KM/L na cidade e 17 na estrada, o motor é valente e anda bem mesmo lotado e com bagagem, tenho esse carro a 6 anos e nunca me deixou na mão, utilizo em viagens e no dia a dia e me satisfaz, se fosse completo não o venderia tão cedo.
11/2/2014 16:37:00
"Pouco visado e mecânica confiável"
Ford Fiesta antigo GL 1.0 2001/2001
Marcelo - São Paulo SP
Carro anterior: Primeiro carro
Prós:
Motor Zetec Rocam é muito bom, não tem correia dentada que significa menos gasto, bebe um pouco mais não te deixa na mão, basta colocar gasolina de qualidade posto de sua confiança ou aditivada que ele vira um carro de corrida se por gasosa PODIUM de alta octanagem vira um 1.8, inclusive passando fácil por carros 1.4 e 1.6. A dirigibilidade é muito boa e volante leve mesmo não sendo hidráulica. O Fiesta faz curvas como ninguém. Ford é forte e robusto. Talvez as pessoas não tenham a mesma impressão pois não viram um motorista andando bem com um Fiesta como eu, pois é mais fácil verem senhores dirigindo em média ou baixa velocidade.

Contras:
Não é muito econômico mesmo, o meu faz 9 a 10 na cidade e 14 na estrada na média, SP até PRAIA GRANDE ida e volta fez 15,5km/litro, significa que é bom para viajar. Na subida quando está sem embalo e AR LIGADO, demora um pouco, mas acredito que ocorra com qualquer 1.0. É ruim o Pneu Sobressalente STEPser debaixo do carro, ainda veio com a fechadura quebrada. Em pesquisa verifiquei que peças de lataria, lanternas o preço é um pouco caro, por isso pesquise bem e dê preferência às peças originais Motorcraft ou mesmo fabricante que a Ford usa. Qualquer coisa procure distribuidoras de peças FORD ou revenda de sucatas baixadas do DETRAN, pois peças usadas originais em bom estado como farol, lanternas, são melhores que similares de baixa qualidade e durabilidade.

Peguei o Fiesta com 67 mil km e agora após 2 anos está com 80.736 km. Troca de Cabo do aceleradorestava desgastado e velho, Automático do motor de arranque, rolamento dianteiro, discos freio, fluido e pastilhas de freio, flexíveis de freio, troca de bateria, velas e cabos, limpeza de bico e TBI corpo borboleta, limpeza do radiador, troca de bombina ignição devido alagamento na estrada.De resto somente manutenção preventiva como óleo, filtros de óleo, ar, combustível, filtro de cabine referente AR CONDICIONADO que gela muito e desembaça rápido o para brisa em dias de chuva.

Bom carro para quem não quer dor de cabeça com risco de roubo e chamar atenção, bebe um pouco mais no meu caso é comum por ter Ar Condicionado. Meu cunhado que é mecânico e amigo de infância, quando dirigiu achou que era 1.6, lembrando que ele é acostumado com motores Volks AP 1.6 e 1.8.Acredito ser um dos melhores 1.0, tanto que pretendo comprar um Fiesta mais novo e deixar este com meu pai.
13/1/2014 16:21:00
"Carrinho bom para o dia-a-dia!"
Ford Fiesta antigo GL Class 1.0 2001/2001
André - Santo André SP
Carro anterior: Ford Fiesta
Prós:
O meu carro é quase completo só não tem ar, prata com os parachoques pintados e faróis de neblina. Gosto do estilo dele assim, mais completinho os peladões acho mais feinhos. O motor Rocam é ótimo para um 1.0 antigo, superior a qualquer outro motor 1.0 8v da época, o câmbio é bem escalonado, dá até pra viajar mantendo 120km/h sem sofrer na estrada. Tem boa estabilidade. O interior tem bom nível de acabamento, com bancos confortáveis, volante com boa pegada. A manutenção do carro é barata.

Contras:
O carro é baixo, a frente pega nas lombadas e valetas até quebrei um farol de neblina devido a uma valeta sem sinalização que atropelei meio rápido. O porta-malas é pequeno, apesar de condizente com o tamanho do carro além disso, o banco traseiro é rebatível em 02 partes, o que é ótimo para cargas maiores. Gasta um pouco na cidade 8km/l se você pisar muito.

Já troquei embreagem aos 70.000km, além do trivial pastilhas, pneus, etc., e tive que fazer o cabeçote aos 60.000 pois o dono anterior rodou muito tempo abastecendo com piche disfarçado de gasolina. O forro das portas começou a descolar, e a suspensão ficou um pouco barulhenta depois dos 70.000.

É um carro ótimo, meu terceiro Fiesta. Apresentou defeitos, mas já tem 12 anos de uso. Acho muito mais confortável e gostoso de dirigir que o meu Fiesta 2012, guardadas as devidas proporções. O estilo não é uma unanimidade, mas eu gosto, principalmente com os faróis de neblina e o defletor traseiro. Certamente um carro muito melhor em termos de acabamento e motor que os Gols, Palios, Celtas e Corsas da mesma época. Para quem precisa de um carrinho na faixa de R$ 11.000,00, é uma ótima opção, além do seguro ser barato cerca de mil reais para o meu perfil - 30 anos sem usar para trabalhar.
30/10/2013 17:29:00