Página Principal > Opinião do Dono > Fiat IDEA  Compartilhe:

Fiat IDEA   Você tem um IDEA?

Anúncios de IDEA
  Avaliação do IDEA
  Notícias do IDEA
  Fotos do IDEA
  Vídeos do IDEA
  Concessionárias Fiat
  Vender IDEA

"Boa opção no segmento - veja relato detalhado"
Fiat Idea Adventure 1.8 16V Dualogic 2010/2010
Paulo - Campinas SP
Carro anterior: Toyota SW4

Prós:
Muito bom espaço interno, em especial na altura, boa posição para dirigir, você fica alto. Confortável de dirigir com o câmbio dualogic.Boa altura em relação ao solo.Fácil de manobrar, pois tanto a frente quanto a traseira são curtas.

Contras:
Suspensão um pouco dura.Barulho de vento mesmo a baixas velocidades 50-60km/h, parece que os vidros não estão bem fechados, depois acostumamos, na conc. disseram que o Idea é assim mesmo.Pb de visibilidade devido as colunas dianteiras. Falta ajuste profundidade do volante ajuste de altura é quase inútil.Ventilação solta ar quente pb do carro, vi outros reclamando e o ar condicionado demora MUITO para resfriar 15-20 minutos para ficar apenas razoável e não dá muito conta do recado.Achei consumo um pouco alto, mas depois de BEM amaciado melhorou 7-8km/l cidade, 10-12 na estrada. Consumo muito pior com álcool, não vale a pena usar.Carro é pesado 120 kg a mais que o Palio Weekend Adventure, e motor 1.8 não entrega tanta potência, não dá para confiar muito nas retomadas.Acabamento simples, plástico para todo lado e meu modelo é top, só não tem couro.Um detalhe engraçado: é impressionante o barulho que a chuva faz sobre o teto, não se escuta nada qdo está chovendo

Acionamento para abrir porta malas traseiro vivia enroscando até que quebrou e ninguém arruma. Aliás, o acesso ao porta malas não é cômodo devido ao estepe ficar atrás, mas isso é uma questão de opção pelo Adventure.Tirando isso, nenhum problema mecânico.

Razoável, acho que mais para positivo do que para negativo, comparado com o que ouço de carros da mesma categoria, embora eu achei caro quando comprei, por esse preço esperaria acabamento melhor. Mecânica robusta, já rodei 100.000 km sem problemas mecânicos.
23/04/2015 12:46:00
"Idea Essence doce ilusão"
Fiat Idea Essence 1.6 16V 2011/2012
Claudio - São Paulo SP
Carro anterior: Honda Fit

Prós:
Posição de dirigir, espaço confortável para os passageiros, ótimo designer combinando a frente, a traseira e a lateral do carro com harmonia e beleza, porta malas razoavél

Contras:
As colunas frontais são um perigo em manobras e conversões pois tiram praticamente 50 por cento da visão.O consumo deste carro chega ser um absurdo, um carro do século XXI com um motor 1.6 que não faz sequer 8 Km/L com gasolina é uma vergonha.A qualidade dos materiais usados no painel são bem inferiores, pois tem rangido para todos os lados.

Estou com o carro apenas há um mês e não identifiquei problemas a não ser o consumo excessivo e os barulhos no painel.

Troquei o meu Hoda FIT LXL 1.4 2008 pelo Idea Essence 2013 achando que estava fazendo um bom negócio e tomei na cabeça, os barulhos no painel nem esquento tanto pois a maioria dos carros nacionais são umas carroças como o Collor já dizia , agora um carro do Século XXI com um motor 1.6 beber gasolina igual a um carro com motor 2.0 é inaceitável, é uma incompetência sem tamanho da FIAT , já tive Scenic, Picasso, Megane com Motor 2.0 Automático e todos faziam pelo menos 7,5 Km / L na cidade sem problemas. O meu antigo FIT com 38 L de gasolina rodava 430Km sem problemas, já com o Idea 45 L de gasolina consigo rodar no máximo 310Km, uma porcaria, agora terei que esperar até agosto para me livrar deste problema para poder pegar novamente um FIT ou um Versa que com um Motor 1.6 faz pelo menos 12Km / L, até lá deixo o Idea para ser usado apenas do dia do rodizio do meu Corolla 1.8 que é mais econômico.
31/03/2015 22:54:00
"Ótimo carro pra pessoas grandes, espaço interno ótimo"
Fiat Idea ELX 1.4 8V 2006/2007
Daniel - São Paulo SP

Prós:
Carro bom pequeno por fora e gigante por dentro ,otima posição para dirigir, peças baratas e manutenção fácil de resolver carro excelente em comforto e estabilidade bom de frenagem ,cheia de porta trecos carro bom para família

Contras:
Bebe demais ,motor fraco em retomadas embora a minha chega facilmente a 160 e da 190 de velocidade final deixa a desejar em ultrapassagens com o carro cheio motor deixa a desejar,computador de bordo poderia ser mais completo igual o da adventure, portas enchem de agua e tem que ficar puxando a borrachinha pra tirar a agua pois ela gruda e agua fica presa nas portas ,balança um pouco quem não ta acostumado se assusta no começo mas nada que interfira na estabilidade do carro só não abusar perto da adventure que é um perigo pois balança muito mais

Foi feito reparo no alternador,rolamento da embreagem estraga muito rápido quando se pega enchente fica fazendo ruido troquei a embreagem só por causa do rolamento pois a mesma estava em ótima condições ,rolamento da correia do altenador tbm estraga quando em contato com muita água ,o resto só manutenção preventiva mesmo e por falar em enchente tirando o problema dos rolamento tá de parabéns pois não entrou água no interior do veículo

Bom carro se pudesse compraria o mesmo carro na versão 1.6 ou 1.8 mais nova com teto carro perfeito para a família muito confortável
28/03/2015 08:32:00
"Otimo carro"
Fiat Idea Essence 1.6 16V Dualogic 2014/2014
Sergio - São Bernardo do Campo SP
Carro anterior: Ford Ecosport

Prós:
Gostoso de guiar,silencioso, muito confortavel.

Contras:
nenhum

nenhum

Recomendo para familia.
14/03/2015 08:04:00
"Uma Idea regular"
Fiat Idea ELX 1.8 8V 2009/2010
Ulisses - Rio de Janeiro RJ
Carro anterior: Chevrolet Astra

Prós:
Posição de dirigir, conforto, porta malas razoável, desempenho, preço de peças.

Contras:
Consumo 9,3km/l estrada e 7,5 km/l cidade com álcool - na gasolina ainda não vi, o meu Astra o consumo era menor em cerca de 10 POR CENTO colunas dianteiras por serem largas atrapalham a visão, som deveria ser melhor graves e agudos, faltam pelo menos air bags

Troquei com 62000kms a ponteira de direção L.D. pois fazia um barulho de porta rangendo ao esterçar ou passar em irregularidades no asfalto. Cheguei a trocar as bieletas primeiro mas não surtiu o resultado esperado.

Um carro que recomendo, afinal, tudo tem seus pontos positivos e negativos, até mesmo um Bugatti Veyron tem os seus. Sinto falta do meu Astra até hoje, cheguei a ser criticado pelos colegas, mas enfim, a vida é feito de altos e baixos
18/02/2015 14:28:00