Página Principal > Opinião do Dono > Citroen XSARA  Compartilhe:

Citroen XSARA   Você tem um XSARA?

Anúncios de XSARA
  Avaliação do XSARA
  Concessionárias Citroen
  Vender XSARA

"Excelente custo x benefício"
Citroen Xsara GLX 1.6 16V 2002/2002
Victor - Niterói RJ
Carro anterior: Ford Escort

Prós:
O Xsara é um carro que pode-se comprar muito barato atualmente, e que traz um pacote de equipamentos e confortos que só são encontrados em modelos mais caros de categoria superior!O meu modelo GLX já traz air bags duplos, freios a disco nas 4, faróis de milha embutidos, faróis reguláveis em altura, volante e banco reguláveis, bem como ar, direção, vidros e travas elétricos, pelo mesmo preço de um Celta ou Gol pelados dos mesmo ano! Seu consumo é baixíssimo. Consigo fazer facilmente 13,7 a 14 km/l na estrada com gasolina aditivada! Seu custo de manutenção não é caro, pois muitas peças são compartilhadas com os modelos 206 e 307 da Peugeot. O carro é super confortável e permite viagens longas sem cansar o motorista. Ponto forte é a estabilidade em curvas! Jeremy Clarkson afirmou certa vez que o Peugeot 306 tem o melhor e mais divertido chassis já fabricado pelo grupo PSA, e o Xsara utiliza a mesmíssima plataforma. O carro não é visado para roubos e mesmo após 14 anos ainda é bem atual!

Contras:
A suspensão dianteira se mostra frágil para as condições de pistas brasileiras, mas é bem elevada, permitindo rodar com bastante desenvoltura em estradas de chão e com ótima estabilidade no asfalto.Os pneus perfil 55 também são muito vulneráveis aos nossos buracos, valetas e cabeceiras de pontes desniveladas.O espaço no banco traseiro não é muito confortável para 2 adultos com mais de 1m80, que batem cabeça no teto.Não existe abertura interna e nem fechadura para abrir o porta malas. Somente com o comando eletrônico da chave, o que exige que a mesma seja retirada da ignição toda vez que é necessário abrir o bagageiro.Como todo motor de 16 válvulas, se mostra muito sonolento em baixas rotações, tornando a condução em trânsito urbana muito letárgica. O motor fala alto apenas quando está cheio e acima de 3000 rpm, proporcionando um desempenho fabuloso em rodovias.

O emblema dianteiro da Citroen que se solta e cai em 99,9% dos Xsara de segunda geração que conheço.Comprei um novo quando estive no Uruguay, pela metade do preço que vendem aqui no Brasil.Quebra do difusor de ar do tabelier no lado do carona.Problema de cambagem nas rodas dianteiras que nenhuma oficina conseguiu solucionar até hoje, gerando desgaste desigual dos pneus.1 calço do motor quebrado aos 65.000km. Foi fácil substitui-lo e paguei apenas R$ 40 na peça.1 rolamento dianteiro cantando aos 80.000 km. Comprei um rolamento do PUG 306 para trocar, mas infelizmente não era o mesmo! Era o do 206!Quebra da lata de proteção dos discos traseiros. Esta peça ficou batendo e fazendo um barulho infernal durante um tempo. Troquei o silencioso traseiro, pensando que o miolo estivesse solto, mas não resolveu nada! Custei a descobrir que era esta lata solta. Como é apenas um apêndice, arranquei ela fora e nunca mais substituí.Problema resolvido.Automático do motor de arranque queimou.

O Xsara é um carrinho muito bonito, completo, confortável e econômico pelo baixo valor de revenda que possui no mercado.Tem poucos problemas genéticos crônicos, todos eles possíveis de se consertar e prevenir.Infelizmente, foi fabricado durante um período de tempo muito curto! 1997 - 2000 a primeira geração e 2001 a 2003 a segunda geração, que eu possou.Mas, felizmente, a maioria de suas peças de reposição são idênticas às do Picasso, C3, Peugeots 206, 306 e 307, fato que facilita em muito a sua manutenção e a compra de componentes de reposição.Infelizmente, o mercado brasileiro não valoriza os carros franceses e seu custo de revenda é baixíssimo! Bom para quem compra, ruim para quem vende! Fato este que me fez decidir casar-me com o carro enquanto ele estiver plena forma, me oferecendo deslocamentos e viagens rápidas, muito seguras e gastando muito pouco combustível! Já passou dos 100.000 km e comprei outro modelo mais novo, mas o Xsarinha 2002 continua firme e forte na lida!
13/07/2015 01:19:00
"É MEU PARA SEMPRE"
Citroen Xsara Exclusive 1.8 16V 1999/2000
Niander - Curitiba PR

Prós:
Como adquiri OK, modelo top deste modelo, o conforto e acabamento necessariamente teriam que ser ótimo, não comportando comentários. Então, o ponto positivo ficou por conta da garantia de 12 anos contra ferrugem. O meu está com 15 anos sem qualquer ponto de ferrugem. O 2o. e último ponto positivo é o baixo consumo de gasolina 14,2 km/l na estrada, sem carga e apenas com o condutor.

Contras:
Automóvel importado, feito para estradas e ruas europeias. Assim, a partir do 3o. ano de uso os pneus originais começaram a formar bolhas e a suspensão revelou-se muito frágil. Alem disso, um automóvel que mostrou desvalorização absurda a partir de 4o. ano de uso e péssima liquidez ao longo dos 15 anos que possuo. Outro detalhe: para manobrar, a visão traseira é horrível. Outra: pastilhas arranham em pistas molhadas com freadas bruscas em baixa velocidade, a 20 ou 30km/h.

Não sei se é normal,pois aos 197.000 km, tenho cadastro em todas as oficinas de Curitiba. Mas veio o aprendizado: peças de suspensão somente originais.Custam o dobro mas duram pelo até 5x maisamortecedores, bieletas, balanças, borrachas da barra estabilizadora, etc.. Outro defeito: com dois anos de uso precisei trocar as ventoinhas, feitas para o clima frio europeu. Em 15 anos dois radiadores o último coloquei original, pois o velho foi recondicionado e durou só 2 anos. Outra recomendação: É um veículo de tamanho intermediário entre o pequeno e o médio, porém o eficiente motor pesa um bocado33 lbs. nos pneus dianteiros, conforme manual, de modo que as pastilhas de freio e discos também não comportam substitutos genéricos, pelo alto atrito e aquecimento excessivo das rodas e peças adjacentes, incluindo junta homocinética. Passei a usar as originais. Custam de 70 a 100 por cento mais do que as genéricas, porém tem excelente custo-benefício.

Bom, esta linha foi produzida por curto período, de 1997 a 2000, modelo 2001, mas o carro visto de perfil, bem como sua parte traseira não envelheceram. Veículo muito confortável, mas o custo de manutenção se revelou proibitivo. Não indicado para mobilidade diária, nem mesmo a partir de 0K, como foi meu caso.
20/02/2015 20:04:00
"boa esportividade"
Citroen Xsara GLX 1.6 16V 2001/2001
Devair - Varginha MG
Carro anterior: Renault 19

Prós:
Carro BBB, bom,bonito e barato,otima qualidade concorrendo com nacionais de preço bem mais alto e com menos acessórios,muito conforto ao dirigir, não preciso controlar os vidros para passageiros no banco de traz,teto solar, meu sonho de consumo,só troquei de nome, a marca continua francesa,porta malas espaçoso devido o estepe ficar por baixo,essa foi uma das razões pra que eu ficasse com ele, já estava acostumado,tive um outro fraces,velhinho, mas muito bom e valente. Apesar dos 14 anos está muito conservado, fácil aquisição de peças.

Contras:
A coluna C trazeira muito larga,dificulta um pouco a visão.Num eventual defeito não deixe o mecânico comprar peças por mais que seja conhecido, ele transforma seu carro num potente comedor de dinheiro, fui trocar 2 articuladores e um terminal pivô preço:110 cada e o pivô 160, achei na net por 120 as 3 peças,resultado: meu amigo perdeu o freguês.

Já peguei pra fazer uns pequenos reparos na suspensão, alinhamento, trocas de óleo e filtro,no começo de fevereiro quebrou de separar em 2 pedaços a caixa de direção e não dá pra recuperar, como ñ estou podendo me locomover no momento,ñ estou muito preocupado,logo vou a São Paulo e compro por lá,é mais em conta.

Tirando o pequeno rombo que o mecânico me levou no preço de peças o carro já me deu muita alegrias, já viajei muito e sem problemas de ficar pensando a que hora vai quebrar, vou ficar com ele até porque várias peças são compartilhadas com os modelos da peugeot e de fácil aquisição.
19/02/2015 20:39:00
"Otimo Custo"
Citroen Xsara GLX 1.8 16V 2000/2000
Leandro - Carapicuíba SP

Prós:
Preço baixo para aquisição, acabamento, bancos e interior muito bem trabalhado, consumo baixo por ser 1.8 8.5km/L na estrada faz 10km/L, motor bem silencioso, trocas de marchas perfeita parecendo ate carro automatico quase nao da trancos e freios otimos.

Contras:
Peças dificeis de achar, suspensao muito baixa para o padrao brasileiro e estradas com buracos, manutencao nao é qualquer oficina que arruma, botao do vidro eletrico no meio do painel na altura do volante.

Sensor de combustivel, luz do air bag piscando, amortecedores com problemas, caixa de direção, bicos injetores.

Carro excelente para quem quer conforto bem economico, excelente carro, apesar dos problemas que tive gastei pouco R$3000,00 deixei o carro em ordem, o unico problema é que não tem muito valor no mercado brasileiro.
11/02/2015 11:32:00
"Excelente esportivo"
Citroen Xsara VTS 2.0 16V 2000/2001
Renato - Goiânia GO
Carro anterior: Citroen ZX

Prós:
Segurança, estabilidade, potência, estilo e prazer de dirigir.

Contras:
Reposição de peças rapidamente.

Motor da ventuinha do radiador.

Excelente carro, fantástico !!! principalmente porque o meu foi sempre muito bem cuidado e não surrado por boyzinhos.
29/01/2015 15:38:00