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Carros brasileiros decepcionam em teste de segurança
21/10/2010    
 

 

Os compradores de veículos fabricados na América Latina começarão a ter informações concretas sobre a segurança dos veículos 0 km à disposição no mercado. Além da obrigatoriedade de freios ABS e duplo airbag, que passa a vigorar a partir de 2014, os carros passarão a ser avaliados pela Latin NCAP, que testará os modelos latinos nos padrões da Euro NCAP.

A criação da entidade contou com apoio da FIA, Federação Internacional do Automóvel, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento, que, segundo comunicado da Latin NCAP, visam estimular as empresas automobilísticas a projetar automóveis mais seguros para o mercado latino-americano. O teste realizado é o de impacto frontal a 64 km/h em objeto deformável.

Em sua primeira etapa, a Latin NCAP submeteu à avaliação os nove automóveis mais vendidos na América Latina. Os modelos testados foram o Toyota Corolla XEi, Chevrolet Meriva GL Plus, Fiat Palio 1.4, com e sem airbag, Volkswagen Gol Trend 1.6, com e sem airbags, Peugeot 207 Hatch 1.4, com e sem airbag e Geely CK 1 1.3. Destes, apenas o Geely e a versão GL da Meriva não são vendidos no Brasil. De acordo com a Latin NCAP, "mesmo os mais bem avaliados, com airbag, tiveram ressalvas em relação a riscos de lesões em motoristas e passageiros."

Segundo avaliação do Latin NCAP, é necessário maior investimento em segurança nos carros vendidos no país, principalmente na proteção para crianças. Segundo Michel Van Ratingen, representante do Euro NCAP, duas estrelas não é um bom resultado e apenas um dos cinco modelos testados trazia a opção de desativar o airbag para levar cadeirinha infantil no banco da frente, evitando esmagamento em caso de colisão.

Segundo o representante do Latin NCAP, Jean Marie Mortier, o custo anual com acidentes de automóvel no Brasil é de R$ 22 bilhões. A entidade informou que alguns testes foram pagos pelas próprias montadoras, enquanto outros foram realizados com carros comprados pelo instituto.

No Brasil a Latin NCAP é representada pela PRO TESTE, uma associação de defesa do consumidor que avalia e testa produtos vendidos no país. Em nota, a associação afirmou esperar que o teste possua apoio das autoridades, para que a segurança dos veículos nacionais melhores.

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