Página Principal  |  Vídeos  |  Classificados  |  Avaliação  |  Catálogo  |  Comparativo  |  Opinião do Dono  |  Rankings  |  Fale Conosco
Página Principal > Notícias                                                                         Compartilhe:
Mercedes-Benz traz Smart ForTwo a partir de R$ 57.900
23/04/2009    
 

 

 

 

 

 

A Daimler resolveu trazer o smart para o Brasil onze anos após seu lançamento na Europa. O carro nasceu de uma parceria da Mercedes-Benz com a Swatch, fabricante de relógios suíça, responsável em boa parte por seu estilo jovem, que permanece inovador. O estilo é sua principal ferramenta de vendas.

O smart tem uma estrutura rígida, um pequeno e valente motor de três cilindros turbinado, com apenas 1 litro e 84 cv, junto com um câmbio automatizado de cinco velocidades. Chega a 145 km/h, bastante para sua vocação urbana, e atinge 100 km/h em pouco mais de 11 segundos. A carroceria é feita de painéis plásticos que podem ser trocados caso o proprietário queira modificar a cor do veículo. E quatro airbags, freios ABS, e zonas de deformação programada nas extremidades garantem a segurança, vital para um veículo tão pequeno.

A suspensão é rígida, a curta distância entre eixos contribui para que o carro pule ao passar por ruas não muito bem conservadas. Talvez aqui no Brasil ele merecesse um estofamento mais espesso nos bancos. Mas é esta mesma suspensão que o torna agradável ao fazer curvas, principalmente as mais fechadas.

A segurança na marcha é reforçada pelo controle eletrônico de estabilidade, que intervém automaticamente sempre que for necessário corrigir a trajetória. O câmbio é automatizado, com embreagem de comando eletrônico. Você pode optar entre trocar as marchas pelas borboletas atrás do volante ou usando a alavanca no console. Ele também funciona automaticamente e, apesar das mudanças de velocidade serem sensíveis, é mais suave do que as versões automatizadas existentes em carros nacionais. No modo automático, a reação ao kick down, maneira de forçar a redução de marcha pisando fundo no acelerador é um pouco lenta, o que pode causar um susto na hora de uma ultrapassagem, por exemplo. Nessas situações, o melhor é assumir o comando.

O espaço interno é bom, mesmo para gente tamanho GG. A altura do teto é excelente, dá para entrar no carro sem se curvar e um ligeiro desalinhamento entre os dois únicos assentos evita qualquer contato de ombros entre o motorista e o passageiro. Os bancos são confortáveis e tem a particularidade de serem construídos com estrutura reforçada, que serve de suporte para o cinto de segurança. O cinto, aliás, é ativo e em caso de colisão, é tensionado automaticamente, posicionando o ocupante de forma correta e reduzindo a possibilidade de choque com o painel ou volante.

O smart Fortwo, modelo que será vendido no Brasil, tem duas versões. O cabriolet tem teto de tecido, que se abre eletricamente e pode ser acionado em movimento. O cupê tem teto transparente, de policarbonato um tipo de plástico. Sob o teto há uma cortina de tecido que pode ser fechada para fugir da luz do sol e melhorar o isolamento térmico. Já o isolamento acústico, mesmo no cupê, não é dos mais eficientes e permite ouvir bem o ruído do motor, o que incomoda principalmente na estrada.

No mercado brasileiro chegará somente a versão Passion, a mais equipada da linha. O cupê vai custar R$ 57.900 e o cabriolet R$ 64.900. As duas primeiras concessionárias da marca o smart não será vendido na rede da Mercedes ficam na região dos Jardins, em São Paulo.

Fora do Brasil, uma das qualidades badaladas do smart é a economia e, por isso, mesmo a versão Passion não deixa de ser um tanto espartana no equipamento e no acabamento interno. Os parassóis, por exemplo, são feitos do mais singelo plástico, sem forração alguma. O conjunto de instrumentos é básico e pequeno, complementado pelo contagiros e o relógio individuais, posicionados em destaque sobre o painel, voltados para o motorista. Não espere encontrar controle digital para o ar-condicionado ou controle automático de velocidade, itens que hoje são comuns nessa faixa de preços. Nem conexão bluetooth, essencial para o público ligado a que se dirige. Em compensação, traz sensor de chuva, um acessório caro e não muito

 Avaliação do Fortwo

 Opinião do dono

 Ficha técnica e equipamentos do Fortwo

 Notícias sobre Fortwo

 Anúncios de Fortwo à venda

 Notícias de todos os carros

Indique esta página para seus amigos:





<< Uno Mille Economy ganha kits Top de até R$ 5.610
Renault Symbol ganha motor 1.6 de 8 válvulas e 95 cv >>
 Topo da página






Tabela Fipe
Confira o preço do carro que você quer comprar ou vender



Antes de comprar
Conheça dicas e macetes para adquirir um veículo e saiba como verificar sua procedência

Próximos Lançamentos
Saiba quais serão os principais lançamentos do mercado brasileiro

Carros mais vendidos
Confira gráficos com os carros mais vendidos separados por categorias



   Página Principal  |  Mapa do site  |  Sobre o site  |  Privacidade  |  Termos de uso  |  Mobile  |  Fale Conosco                                             Comunicar erro