Página Principal  |  Vídeos  |  Classificados  |  Avaliação  |  Catálogo  |  Comparativo  |  Opinião do Dono  |  Rankings  |  Fale Conosco
Página Principal > Notícias                                                                         Compartilhe:
Novo VW Gol G5 chega às lojas a partir de R$ 28.890
30/06/2008    
 

 

 

 

 

O Gol passa pela mudança mais profunda de sua história e chega com preço a partir de R$ 28.890. A Volkswagen agora utiliza a plataforma PQ24, a mesma do Fox e do Polo. Assim, o motor deixa a posição longitudinal e agora fica na transversal, abrindo mais espaço na cabine, além dar mais segurança. O novo Gol também ganha em rigidez 55 a mais com a nova plataforma a ponto de, segundo a VW, ser mais rígido com dez anos de uso do que um Gol G4 0km. O refinamento é tanto que sua suspensão dianteira é usada na plataforma PQ25, a mesma do novo Seat Ibiza, e dos futuros Audi A1 e novo Polo. Os vãos entre peças da carroceria seguem o padrão europeu e têm 3,5 milímetros, contra 5 milímetros do G4.

Os faróis têm traços retos e são separados por uma larga grade. O V característico dos VW atuais não existe mais. A inspiração das lanternas retangulares vem dos primeiras gerações do Gol e ficam destacadas, em alto relevo. A tampa do porta-malas tem um vinco forte e inspira robustez. A princípio, somente a versão cinco portas será vendida.

O painel é uma mistura de Gol G4 com Polo. Do primeiro vêm os difusores de ar redondos e a inspiração para o desenho do console central. Os mostradores agora são como os do Polo e deixam de lado a solução adotada no Fox. Os bancos estão até 2,9 cm mais altos e têm novo desenho, mais envolvente. Os revestimentos são semelhantes aos encontrados na concorrência, porém a montadora caprichou nos encaixes. O espaço, exceto na largura, não muda muito e há até oito porta- objetos espalhados pelo interior. O porta-malas leva 285 litros de bagagem, mesma capacidade do Gol G4.

Na mecânica a maior mudança está na posição do motor, que passa a ser transversal. O motor 1.0 é o mesmo do G4, porém traz a melhorias aplicadas na linha Fox, com mais torque, o chamado VHT ou Very High Torque. São 9,7 kgfm gasolina e 10,6 kgfm álcool de torque máximo a 3.850 rpm e 72/76 cv de potência, respectivamente. De acordo com a VW, a velocidade máxima é de 167 km/h com gasolina e 169 km/h com álcool e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 13,4 s, com gasolina, e 12,9 s, com álcool. O consumo urbano é de 14,1 kml/l com gasolina e 9,6 km/l com álcool. Na estrada, são 18,6 km/l G e 12,6 km/l A.

O Gol 1.6 troca o lendário motor AP pelo EA111, também usado nos irmãos Fox/Polo/Golf. Com as mesmas mudanças do 1.0 VHT, tem torque máximo de 15,4 e 15,6 kgfm a 2.500 rpm. A potência máxima é de 101 cv com gasolina e 104 cv com álcool, sempre a 5.250 rpm. A relação de marchas é mesma usada no Polo. Os dados de desempenho divulgados são velocidade máxima de 190 km/h gasolina e 192 km/h álcool e aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 s gasolina e 9,6 s álcool. O consumo na cidade é de 13,1 km/l com gasolina e 8,8 km/l com álcool. Já o rodoviário é de 18,5 km/l G e 12,4 km/l A.

Na segurança, todas as versões trazem o imobilizador Immo 4, de cinco algoritmos de criptografia, também usado no Audi A8. O mecanismo das fechaduras do Novo Gol é encapsulado, e impede sua abertura por meio da introdução de michas. Qualquer tentativa de girá-lo por outro meio o faz girar em falso, mas ao ser usada a chave original do veículo, o mecanismo volta a funcionar normalmente. Há airbag duplo e freios ABS como opcionais para todas as versões. Os discos de freio possuem dois furos de profundidades diferentes, que permitem saber se chegou a hora da troca.

O novo Gol chega nas versões 1.0 R$ 28.890, 1.6 R$ 32.290 e Power 1.6 R$ 36.420, todas com banco do motorista com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, controle interno dos retrovisores, hodômetro e relógio digital, console, pára-sóis com espelho, porta-luvas, porta-malas revestido em carpete e tomada 12V, entre outros itens. Por fora, pára-choque na cor do veículo e vidros verdes, além de rodas de aço aro 13 com pneus 175/70 no 1.0 e rodas de aço aro 14 com pneus 175/70 no Gol 1.6.

Para o Gol Power, além dos itens acima, há direção hidráulica abertura elétrica interna do porta-malas seis alto-falantes e fiação elétrica para som conta-giros coluna de direção com regulagem de altura e profundidade desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro pára-sóis iluminados luz de cortesia em todas as portas e temporizador no lavador de pára-brisa, aerofólio alongado, antena de teto com amplificador faróis com duplo refletor e máscara negra faróis de neblina frisos, moldura dos faróis de neblina, grade dianteira e saída de escape cromados lanternas escurecidas maçanetas e retrovisores na cor do veículo soleira e coluna B pretos brake-light e rodas de aço aro 15 com pneus 195/55 R15. Dentro há cintos de segurança traseiros retráteis detalhes cromados painel em duas cores extensão de console pára-brisas dégradé e porta-objetos nas laterais das portas, chave canivete.

Como opcionais, as versões 1.0 e 1.6 contam com aquecimento interno preparação para som limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro temporizador do pára-brisa Funcional I trava elétrica vidro elétrico das portas dianteiras Kit I este mesmo pacote com ar-condicionado Kit II ou então com direção hidráulica Kit IV ou ainda uma combinação de todos este itens Kit III.

No módulo Trend R$ 29.825 no 1.0 e R$ 33.235 no 1.6 estão faróis com duplo refletor, aerofólio traseiro estendido e chave tipo canivete, entre várias opções. Para o Gol Power, são opcionais: aquecimento travas e vidros elétricos Kit I e o ar-condicionado acrescido de alarme keyless e do item anterior kit V. Em todas as versões é possível pedir rodas de alumínio aro 15 rádio Concept com entrada USB e SD Card ou rádio Mid, que inclui ainda CD Player MP3 e Bluetooth volante multifuncional freios ABS e duplo airbag.

Outro opcional para o modelo é o I-System que integra as funções de configurador, mostrador de informações e computador de bordo em uma tela entre os mostradores do painel. Com ele é possível personalizar abertura dos os vidros elétricos, o travamento das portas e o alarme, alertas de manutenção e velocidade. Também exibe a estação de rádio sintonizada, o status de telefone via Bluetooth pode avisar que há chamada e o número de telefone. Já o Computador de Bordo informa a distância percorrida, o tempo de viagem, a velocidade média, os consumos instantâneo e médio e a autonomia.

As cores externas são: branco Cristal, vermelho Flash, cinza Urano e preto Ninja, sólidas prata Light e cinza Vulcan, metálicas, e vermelho Radiante, especial para o lançamento. Há uma gama de acessórios vendidos nos concessionários que inclui rack de teto, sensor de estacionamento, bancos em couro, kits aerodinâmicos, navegador por GPS, entre outros.

O desenvolvimento do novo Gol demorou 3,5 anos e demandou R 1,2 bilhão em pesquisa e desenvolvimento, simulação virtual, ensaios destrutivos, testes de durabilidade 2 milhões de quilômetros rodados, novas máquinas e sistemas de produção, e treinamento de pessoal.

 Avaliação do Gol

 Opinião do dono

 Ficha técnica e equipamentos do Gol

 Notícias sobre Gol

 Anúncios de Gol à venda

 Notícias de todos os carros

Indique esta página para seus amigos:





<< GM Corsa Classic 2009 chega com poucas mudanças
Volkswagen divulga primeira imagem do Novo Gol >>
 Topo da página






Tabela Fipe
Confira o preço do carro que você quer comprar ou vender



Antes de comprar
Conheça dicas e macetes para adquirir um veículo e saiba como verificar sua procedência

Próximos Lançamentos
Saiba quais serão os principais lançamentos do mercado brasileiro

Carros mais vendidos
Confira gráficos com os carros mais vendidos separados por categorias



   Página Principal  |  Mapa do site  |  Sobre o site  |  Privacidade  |  Termos de uso  |  Mobile  |  Fale Conosco                                             Comunicar erro