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VW apresenta Fox 2009 e versão tunada Extreme
30/04/2008    
 

 

 

 

 

 

A versão básica do Fox ganha cintos de segurança dianteiros com regulagem de altura, e cintos de segurança traseiros retráteis, além do novo motor 1.0 VHT. O Fox Plus ganhou faróis dianteiros com duplo refletor, componentes externos pintados na cor do carro, enquanto a versão 1.6 recebeu novas calotas aro 15. Essa versão também conta com os novos motores 1.0 e 1.6 VHT. O Route ganhou rádio com MP3, Bluetooth, entradas para SD card e USB, volante multi-funcional e os novos motores.

No topo da linha, a VW deixou duas opções: O CrossFox, que ganhou faróis com máscara negra, novo porta-objetos no compartimento de estepe e o motor VHT 1.6. E o Fox Extreme, O tunado conta com faróis de máscara negra, aplique frontal preto fosco, lanterna escurecida, ponteira de escape esportiva, faixas laterais nos pára-lamas, que combinadas com a frente escura, deram a impressão do Fox utilizar óculos escuros, rodas aro 15 polidas e antena de teto mais curta. Internamente, painel de instrumentos foi redesenhado, volante e manopla de câmbio revestidos em couro com costura vermelha, e bancos semi-revestidos de couro, com logotipo no encosto de cabeça. O motor desta versão é o 1.6 VHT, e o preço é de R$ 38.940.

Não houve mudanças no sistema de rebatimento do banco para a linha 2009. O dispositivo não possui mais o anel vazado, pois ele passou por modificações ao longo dos anos. Nos Fox, equipados com banco corrediço há uma haste metálica. Naqueles em que o banco é fixo, ainda há a alça de tecido, mas o anel- guilhotina, é tampado. Um adesivo no banco traseiro alerta: não rebater o banco sem antes consultar o manual do proprietário. Segundo a assessoria da marca, a VW ainda está no período de 30 dias pré-recall, para apresentar uma solução.

O motor 1.0 VHT ganhou nova caixa de filtro de ar, que beneficia o enchimento do motor em baixas rotações, enquanto o coletor de admissão chega com novo desenho interno dos dutos, que proporcionam uma curva de torque mais uniforme. Outra mudança, que teve como objetivo a redução de componentes e do peso (menos 1 quilo), foi a utilização da tecnologia de correia elástica, já vista nos motores da Audi em compactos europeus, que dispensa o uso de tensionador e permite um suporte mais compacto. O comando de válvulas, no cabeçote, também mudou. Buscando uma marcha lenta mais estável e o aumento de torque em baixas rotações, a VW aumentou a duração da abertura da válvula de admissão e reduziu o cruzamento de válvulas.

No bloco, as mudanças também foram extensas. Os pistões são 40% mais leves, enquanto as bielas são mais compridas, melhorando a relação diâmetro/curso e diminuindo a vibração do motor. Com mais curso, aumentou-se também a taxa de compressão, indo para 13,0:1. Essas mudanças reduziram também a emissão de poluentes e melhoraram o torque do motor. Outra mudança visando a redução de poluentes foi a mudança do material do coletor de escape, que conta com o catalisador integrado, que saiu do ferro fundido e passou a ser de inox. Isso reduziu em 4,5 kg o peso e aumentou a resistência à altas temperaturas, além de ter reduzido o tempo de aquecimento do componente – para alcançar a temperatura ideal de funcionamento.

A VW anuncia que, com gasolina, a potência foi mantida em 72 cv – com alteração na rotação que ela é alcançada, de 5.750 rpm, para 5.250 rpm, enquanto no álcool há ganho de 3 cv em relação ao anterior, indo de 73 cv, para 76 cv, nas mesmas rotações.

O torque melhorou dos 9,5 (gasolina) e 9,8 kgfm (álcool) à 4.300 rpm anteriores, para 9,7 (álcool) e 10,6 kgfm (álcool), mas em uma rotação mais baixa, a 3.850 rpm. Na prática isso melhora a arrancada do carro e mantém o motor cheio mais cedo. A VW anunciou também que as relações de marcha de 4ª e 5ª estão mais longas em 5%. Na estrada, a 100 km/h, a rotação do motor ficou em 3.200 rpm, e se notou uma demora

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