Página Principal  |  Vídeos  |  Classificados  |  Avaliação  |  Catálogo  |  Comparativo  |  Opinião do Dono  |  Rankings  |  Fale Conosco
Página Principal > Notícias                                                                         Compartilhe:
VW comemora 5 milhões de Gols produzidos no Brasil
12/12/2007    
 

 

 

 

 

A Volkswagen do Brasil está comemorando o marco histórico de 5 milhões de Gols produzidos. Este volume reafirma a condição do modelo de maior sucesso na indústria automotiva nacional. Líder de vendas no mercado interno há 20 anos, o modelo também é o carro mais exportado da história, com 735 mil unidades embarcadas para mais de 50 países.

O volume de unidades fabricadas coloca o Gol entre os dez carros, lançados nos anos 80, de maior sucesso em todo o mundo, mesmo quando comparado com automóveis originários dos mercados europeu, americano e japonês. Além disso, o compacto entra para o seleto clube mundial de 40 veículos que ultrapassaram a barreira das 5 milhões de unidades produzidas.

De acordo com a Volkswagen, a quantidade de Gol em circulação supera a frota de carros da cidade de São Paulo. Em outras palavras, de cada oito carros atualmente em uso no Brasil, um é Gol. Ou ainda: se todos os modelos Gol produzidos fossem colocados em fila indiana, formariam um comboio de quase 20 mil km, ou seja, fazer cinco filas contínuas cobrindo a distância em linha reta entre o Oiapoque, no Amapá, e o Chuí, no Rio Grande do Sul. Com tanta história, o modelo da Volkswagen foi pioneiro na introdução de algumas inovações. O Gol GTI (1989), por exemplo, foi o primeiro carro nacional a oferecer injeção eletrônica de combustível. Já o modelo 1.6 Total Flex (2003) foi estreante da Era Flex.

A decisão de fazer o Gol foi tomada pela diretoria da montadora em dezembro de 1970, em meio ao chamado Milagre Econômico, quando a venda de automóveis no Brasil crescia 25% ao ano. A Volks havia traçado como meta desenvolver e lançar um novo carro com a missão de substituir o Fusca, que liderava o mercado havia mais de 25 anos. Quando o Gol foi exibido pela primeira vez, em 15 maio de 1980, o consumidor tinha a seu dispor o motor 1.3 refrigerado a ar, com tração dianteira, com 42 cv. Apesar de aparentar dimensões externas maiores, o carro era 24,1 centímetros menor que o Fusca e 23,2 cm mais curto que a Brasília - modelos mais populares da marca na época.

Somando 36.731 unidades vendidas já no ano de seu lançamento (1980), de maneira que em 1993, ficou acima das 150 mil unidades anuais (184.510). Na condição de carro mais vendido da década de 80, o Gol iniciou os anos 90 em ritmo acelerado. Já em 1991, ganhou novo visual. Em 2001, o modelo superou o Fusca em volume de vendas, com 3,3 milhões de emplacamentos. Dois anos depois chegou a 4 milhões de unidades produzidas e, em dezembro de 2004, alcançou a marca de 500 mil veículos exportados, consolidando a posição de carro mais exportado do Brasil. Em 2005, o Gol chegou a 4 milhões de licenciamentos no mercado interno.

O carro passou pela primeira grande transformação em 1994, quando entrou em cena a Geração II, que ficou conhecida como Gol Bolinha. Em maio de 1999 surgiu a Geração III, com 70% das chapas zincadas e um significativo reforço estrutural da carroceria, transformando-se no primeiro modelo da categoria a oferecer garantia de cinco anos contra corrosão. Atualmente, o veículo está em sua quarta geração, que chegou ao mercado em agosto de 2005 e passou a ser equipada somente com motores 1.0, 1.6 e 1.8 Total Flex, que funcionam com álcool e/ou gasolina.

A comemoração do marco de 5 milhões de Gol no Brasil inclui o envio de uma carta de agradecimento aos 20 mil empregados da montadora assinada pelo presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e a divulgação de um selo especial em alusão à conquista histórica. O selo estará estampado nas peças de comunicação da montadora.

 Avaliação do Gol

 Opinião do dono

 Ficha técnica e equipamentos do Gol

 Notícias sobre Gol

 Anúncios de Gol à venda

 Notícias de todos os carros

Indique esta página para seus amigos:





<< Ford Ka 2008 chega por R$ 25.190 com motor Flex
Peugeot 307 com versão mais equipada por R$ 55.900 >>
 Topo da página






Tabela Fipe
Confira o preço do carro que você quer comprar ou vender



Antes de comprar
Conheça dicas e macetes para adquirir um veículo e saiba como verificar sua procedência

Próximos Lançamentos
Saiba quais serão os principais lançamentos do mercado brasileiro

Carros mais vendidos
Confira gráficos com os carros mais vendidos separados por categorias



   Página Principal  |  Mapa do site  |  Sobre o site  |  Privacidade  |  Termos de uso  |  Mobile  |  Fale Conosco                                             Comunicar erro